Eng. José Juarez Guerra

Eng. José Juarez Guerra

TEMA: Energia Fotovoltaica nas edificações: Já podemos utilizar esta nova tecnologia?

Resumo: Tendo uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, o Brasil vem se preparando para se solidificar nesta posição, preparando-se para utilizar a tecnologia da geração de Energia Fotovoltaica. Com a regulamentação sendo preparada, cabe às empresas de projetos, instalação, consultoria, engenheiros autônomos, integradores, eletricistas e demais envolvidos no tema estar preparados para esta nova tendência, que dentro em breve se tornará disponível em nosso país. Com a regulamentação definida, será possível às edificações residenciais, comerciais e industriais gerar sua própria energia elétrica, conectar-se à rede de distribuição das concessionárias e interagir com a nova geração de medidores de energia contemplando o Smart Grid. Esta apresentação pretende mostrar a situação atual e as perspectivas da regulamentação, bem como apresentar as alternativas de uso e aplicação da geração fotovoltaica aplicada às edificações, dando asas a imaginação, possibilitando que sejam vislumbradas novas oportunidades de mercado, em especial na área residencial/comercial.

 

Sobre o palestrante: José Juarez Guerra, engenheiro eletricista, formado em 1980 pela Faculdade de Engenharia de Mogi das Cruzes, participou da ativamente da implantação das linhas vermelha e azul do metrô de São Paulo. Após 18 anos na filial brasileira da Sprecher & Schuh, Juarez Guerra trouxe implantou no Brasil e, posteriormente na Argentina, uma filial da fabricante italiana de relés e temporizadores Finder. Membro ativo do Condec – Conselho de Desenvolvimento Econômico de São Caetano do Sul e diretor adjunto da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, realiza trabalhos como consultor palestrante em congressos, fóruns e palestras em instituições de ensino, tendo sua trajetória profissional nas áreas de automação, energia, e liderança de equipe.

José Juarez Guerra, engenheiro eletricista, formado em 1980 pela Faculdade de Engenharia de Mogi das Cruzes, participou da ativamente da implantação das linhas vermelha e azul do metrô de São Paulo. Após 18 anos na filial brasileira da Sprecher & Schuh, Juarez Guerra trouxe implantou no Brasil e, posteriormente na Argentina, uma filial da fabricante italiana de relés e temporizadores Finder.

Membro ativo do Condec – Conselho de Desenvolvimento Econômico de São Caetano do Sul e diretor adjunto da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, realiza trabalhos como consultor palestrante em congressos, fóruns e palestras em instituições de ensino, tendo sua trajetória profissional nas áreas de automação, energia, e liderança de equipe.

Patrocinadores

Blutrafos Cordeiro
Eletromar Finder
ITAIM
Kron Lacerda Legrand Megabarre
Novemp Procobre
SEL Tecmon

Apoiadores

ABEE - PA ABEE - SC ABESCO ABESE
Abracopel
AEAVI ATEL - RJ AURESIDE
Celpa Clube de Engenharia
CONFEA Contae
CREA-SC Eletrobras
FNE Mútua - PA
Mútua - PA Proelt
SEBRAE
SV ELÉTRICA Universidade Federal do Ceará
Voltimum

Realização

Realização: Atitude Eventos
Coordenação Técnica:

Prof. Hilton Moreno
Hilton Moreno Consulting

Organização: Parllare
Promoção e Divulgação: Revista O Setor Elétrico