PALESTRANTES

João Mamede Filho

Engenheiro Eletricista

Obras/Produções:

MAMEDE FILHO, J. . Economia de Energia Elétrica de Indústria e Comércio. Revista Mundo Elétrico, 1998.
MAMEDE FILHO, J. . Instalações Elétricas Industriais 7ª edição. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2007.
MAMEDE FILHO, J. . Proteção de Equipamentos Eletrônicos Sensíveis. 1. ed. São Paulo: Érica, 1994. v. 1. 315p .
MAMEDE FILHO, J. . Manual de Equipamentos Elétricos. 3. ed. Rio de Janeiro: Livro Técnico Científico – LTC, 1988. v. 01. 920p .
MAMEDE FILHO, J. . Instalações Elétricas Industriais. 6. ed. Rio de Janeiro: LIVRO TÉCNICO CIENTÍFICO – LTC, 1986. v. 01. 753p .
Outras produções:

MAMEDE FILHO, J. . Elaboração do projeto básico do Hotel Surf, integrante do empreendimento fazenda Canoé, com rede de distribuição interna de baixa tensão com extensão de 1.000m e rede de iluminação interna com extensão de 700m.. 2008.

MAMEDE FILHO, J. . Projeto elétrico, eletromecânico, estudos de fluxo de carga e de curto-circuito, de uma subestação elevadora com potência nominal de 224MVA-13,8/69kV para atendimento ao projeto de uma usina termelétrica UTE Maracanaú I.. 2008.

MAMEDE FILHO, J. . Elaboração do projeto executivo do sistema elétrico integrante do condomínio Náutico/ Praia do empreendimento Playa Mansa, conforme especificações: – Rede de distribuição subterrânea de média tensão com extensão de 790 metros; – Rede de distribuição subterrânea de baixa tensão com extensão de 3.200metros; – 3.200m de iluminação pública dotado de 3 transformadores de distribuição de 300kVA-13.800/3. 2008.

MAMEDE FILHO, J. . Projeto de instalações elétricas de alta e baixa tensão; subetsação de 3.000kVA e geração de 2.000kVA do Hotel Vila Galé Cumbuco.. 2008.

MAMEDE FILHO, J. . Elaboração do Projeto executivo do sistema elétrico integrante do condomínio Marina/Praia do empreendimento Playa Mansa, conforme especificações: – Rede de distribuição subterrânea de média tensão com extensão de 1000 transformadores de 300kVA-13.800/380/220V, onde 2 destes transformadores atende a rede de iluminação pública com 3.200 metros de extensão.. 2008.

MAMEDE FILHO, J. . Projeto eletromecânico de 3 linhas de transmissão, com os respectivos comprimentos: LT 01 8, 37 km, LT 02 8,16 km e LT 03 8,3 km, para atendimento ao projeto de uma usina termelétrica de 224MVA UTE Maracanaú I.. 2008.

MAMEDE FILHO, J. . Projeto elétrico de baixa tensão (380/220V) das instalações do prédio do Hospital Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, com área projetada de 20.000m incluindo projeto de instalação de um gerador de 225kVA-380/220V.. 2008.

Bárbara Rubim

VP de GD na ABSOLAR

Sou apaixonada pelo setor elétrico e, há oito anos, trabalho para acelerar a transição para um futuro que seja movido 100% por energias renováveis. Como faço isso? Auxiliando investidores e empresas a desenvolverem os melhores modelos de negócio para seus projetos, atuando junto ao poder público para o desenvolvimento de boas políticas públicas para o setor e compartilhando conhecimento e experiências com você.

Ao longo da minha trajetória no setor, acumulei cargos e funções que levo com muito orgulho. Além de CEO da minha empresa, a Bright Strategies, também sou Vice-Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), membro da Comissão de Infraestrutura da OAB Nacional e Diretora do Departamento de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

-----------------------

Bárbara Rubim é consultora independente voltada à análise do setor de elétrico e a auxiliar empresas, governos e investidores em questões regulatórias e na estruturação de modelos de negócio para a geração distribuída. Bárbara trabalha no setor de energia há mais de seis anos, já tendo coordenado a área de estratégia e inovação da Alsol Energias Renováveis e estado à frente da campanha de energia do Greenpeace Brasil. Advogada de formação, também atuou como Assessora Parlamentar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e desenvolveu projetos para a ONU-Habitat. Atualmente, ocupa a cadeira de Vice-Presidente para Geração Distribuída do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Daniel Ribeiro Mamede

Engenheiro Eletricista

Cláudio Mardegan

Engenheiro eletricista

Cláudio Mardegan é engenheiro eletricista, especialista em proteção, membro sênior do IEEE e CEO da Engepower Engenharia.

Paulo E. Q. M. Barreto

Engenheiro Eletricista

Eng. Eletricista. Experiência nas áreas de ensino, projeto, execução, manutenção, inspeção e perícia em instalações elétricas. Membro do CB-3/ABNT, atuando nas revisões da NBR 5410 desde 1982. Conselheiro do CREA-SP. Conselheiro da ABEE-SP. Vice-Presidente da ABRASIP. Coordenador da Divisão de Instalações Elétricas do Instituto de Engenharia. Professor de Pós-graduação. Diretor da Barreto Engenharia. Articulista de diversas revistas técnicas. Instrutor dos Cursos de “Projeto de Instalações Elétricas de Baixa Tensão” e “Conformidade das Instalações Elétricas de Baixa Tensão”. Atua como professor, consultor, perito e inspetor de instalações elétricas. Detém a autoria da 1ª certificação de conformidade de uma instalação elétrica no Brasil, no âmbito do INMETRO (2001).

Daniel Bento

Engenheiro eletricista

Atua há mais de 25 anos em redes isoladas, tendo sido responsável técnico por toda a rede de distribuição subterrânea da cidade de São Paulo. Atualmente, é diretor executivo da empresa Baur do Brasil

José Starosta

Engenheiro Eletricista

Engenheiro Eletricista - Escola de Engenharia Mauá – 1982; Mestre em Engenharia Elétrica;
Escola Politécnica/Universidade de São Paulo – 1998;
Sócio - Diretor da “Ação Engenharia e Instalações” com experiência acumulada nas áreas de projeto, instalação e manutenção de instalações elétricas comerciais, industriais, prediais e Data Centers. Especialista na área de eficiência energética, qualidade de energia e compensação reativa. Autor de diversos trabalhos publicados, participação na organização de congressos e instrutor de cursos relacionados a qualidade e uso racional de energia desde 1993. Membro do IEEE;
Membro do ABNT/CB3- na comissão de revisão da norma ABNT NBR 5410;
Participação na implantação pioneira no Brasil desde 2000 de sistemas de compensação reativa em tempo real, livre de transientes e de sistemas de monitoração de qualidade de energia com a representação da companhia israelense ELSPEC, onde é treinado periodicamente.

Danilo Ferreira de Souza

Engenheiro Eletricista

Danilo Ferreira de Souza possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011). É especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (2014). É especialista em Energia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). É mestre e doutorando em Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente/IEE da Universidade de São Paulo/USP. É professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso. Foi Coordenador de Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da UFMT no Biênio 2018-2020 e é membro dos Comitês Técnicos - ABNT/CB-003/CE.003.064.001 - Instalações Elétricas de Baixa tensão e ABNT/CB-003/CE.003.064.010 - Proteção contra descargas atmosféricas. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, atuando em projetos de instalações elétricas, proteção contra descargas atmosféricas, máquinas elétricas e eficiência energética. Desenvolve pesquisas em usos finais de energia e é membro do Grupo de Pesquisa em Desempenho e Segurança de Equipamentos e Materiais Elétricos da USP.

Nunziante Graziano

Engenheiro

Nunziante Graziano, engenheiro eletricista habilitação eletrotécnica pela Escola de Engenharia Mauá, CREA-SP 5.061.169.371/D, Casado e pai de três filhos, é especialista em política e estratégia pela ADESG-SP (Associação dos Diplomados da Escola superior de Guerra do Ministério da Defesa), Mestre em Energia de redes e equipamentos pelo Instituto de eletrotécnica e energia IEE-USP (Universidade de são Paulo) e Doutor em Business Administration pela Florida Christian University. Como engenheiro, desde 2000 exerceu vários cargos na cadeia de engenharia até assumir a direção do departamento em 2007, da Indústria, Montagem e Instalações Gimi, empresa do ramo eletroeletrônico especializada em quadros elétricos de baixa e média tensão. Desde 2003, milita em comitês técnicos do COBEI (Comitê Brasileiro de Eletricidade), notadamente os comitês CE17-01 (Dispositivos de manobra e controle de alta tensão), CE 03:017.02 – (Conjuntos de manobra e controle de baixa tensão) e do CE-03:017.05 (Dispositivos de Manobra e Controle de BT). Atualmente é diretor da multinacional Ítalo-Brasileira Gimi Pogliano Blindosbarra Industria e Comércio de Condutores elétricos, fabricante de barramentos blindados de baixa tensão.

Juarez Guerra

Engenheiro Eletricista

Juarez Guerra, engenheiro eletricista, formado em 1980 pela Faculdade de Engenharia de Mogi das Cruzes - SP, participou ativamente da implantação das linhas vermelha e azul do metrô de São Paulo. Após 18 anos na filial da empresa suíça no Brasil, Sprecher & Schuh, Juarez Guerra trouxe para o Brasil e, posteriormente para a Argentina e America do Sul, uma filial da fabricante italiana de componentes para automação, comando e controle, a Finder. Foi membro ativo do CONDEC – Conselho de Desenvolvimento Econômico de São Caetano do Sul e diretor adjunto da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, membro atuante da ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), Diretor do GSFV (Grupo Setorial Fotovoltaico), sendo responsável pelo Grupo de Trabalho - Formação de Mão-de-Obra. Integrante do conselho diretor do Instituto Mauá de Tecnologia, representando a diretoria da ABINEE/SINAEES. Realiza trabalhos como consultor, palestrante em congressos, fóruns e em instituições de ensino, tendo sua trajetória profissional nas áreas de automação, energia e liderança de equipe.

Claudio Rancoleta

Engenheiro Eletricista

Aguinaldo Bizzo

Especialista da NR10

A Norma Regulamentadora NR10 – Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade estabelece que somente profissionais autorizados podem realizar atividades em instalações elétricas. Ocorre que no cotidiano das empresas, várias pessoas, pra diversas atividades, têm de adentrar locais de serviços elétricos, ou mesmo utilizarem equipamentos elétricos, sendo que as medidas de controle a serem adotadas `{`…`}`

Jobson Modena

Engenheiro Eletricista

Engenheiro Eletricista, Diretor da GUISMO Engenharia;
Membro do Comitê Brasileiro de Eletricidade da ABNT;
Coordenador da CE que revisou o texto para a criação da ABNT NBR 5419:2015;
Representante brasileiro no TC-81 (Lightning Protection) da IEC;
Instrutor do curso de proteção contra descargas atmosféricas da ABNT;
Professor do curso de Pós Graduação na FACENS, Sorocaba – SP;
Coordenador técnico do CINASE – Circuito Nacional de Instalações Eletricas;
Palestrante no ICLP, SIPDA, GROUND e ILPS;
Autor do livro Manual para utilização de DPS;
Coautor do Guia Setor Elétrico de Normas;
Coautor do livro: Instalações Elétricas (5ª edição revisada, autor Ademaro Cotrim);
Articulista da revista O Setor Elétrico;
Consultor de empresas para normalização de processos e procedimentos

Carlos Eduardo Boechat

Engenheiro Eletricista

Desde 2019 estou na Accenture tendo a oportunidade de mais uma vez me reinventar e intraempreender. Lidero o portfolio de Industry X Latam para 10 segmentos com projetos transformacionais nas indústrias e forte atuação junto ao C-Level tanto no âmbito de estratégia e consultoria, quanto de implementação e tecnologia.

Vinicius Ayrão

Consultor sistemas fotovoltaicos

Palestrante e consultor, participo ativamente de eventos do mercado de energia. Workshops e painéis temáticos para a Abracopel, Unicamp, Ecori, CBGD 2017, no IFG (Instituto Federal de Goiais, Campus Itumbiara), ENIE e ESW dentre outros.

Sou o colunista da Revista Lumière, no Espaço Solar, desde o inicio da coluna, em fevereiro de 2017, sendo que as 6 primeiras colunas foram vencedoras do Prêmio de Jornalismo Abracopel de 2017.

Como membro da comissão da ABNT estou engajado na confecção da NBR 16690: Instalações Elétricas: Arranjos Fotovoltaicos - Requisitos de Projetos e participo da comissão que revisa a NBR 16274: Sistemas fotovoltaicos conectados à rede – Requisitos mínimos para documentação,
ensaios de comissionamento, inspeção e avaliação de desempenho.

Sou o autor do blog www.viniciusayrao.com.br, onde escrevo sobre sistemas fotovoltaicos e instalações elétricas.

Sou Engenheiro eletricista, especialista em sistemas fotovoltaicos para geração distribuída e instalações elétricas de baixa e média tensão.

PALESTRANTES

Cláudio Mardegan

Engenheiro eletricista

Cláudio Mardegan é engenheiro eletricista, especialista em proteção, membro sênior do IEEE e CEO da Engepower Engenharia.

Cláudio Rancoleta

Empresário

URKRAFT Tecnologia Sistemas Selagem, Especialista em Inovações Tecnológicas, Aplicações de Químicos na Eletroeletrônica e soluções derivativas para meio-ambiente. Eletrotécnico, Membro da Comissão de Estudos ABNT CE-03 (014.01 Transformadores de Potência), e do grupo de Revisão NBR12454 e NBR7037 (Manut. Transformadores). Administrador e Palestrante, membro do CRA, com estudos UFABC e USP – FEA Inovação Tecnológica.

Daniel Bento

Engenheiro eletricista

Atua há mais de 25 anos em redes isoladas, tendo sido responsável técnico por toda a rede de distribuição subterrânea da cidade de São Paulo. Atualmente, é diretor executivo da empresa Baur do Brasil

João José Barrico de Souza

Engenheiro Eletricista

João José Barrico de Souza é engenheiro eletricista e de segurança no trabalho, consultor técnico, diretor da Engeletric, membro do GTT-10 e professor no curso de engenharia de segurança (FEI/PECE-USP/Unip).

Paulo E. Q. M. Barreto

Engenheiro Eletricista

Eng. Eletricista. Experiência nas áreas de ensino, projeto, execução, manutenção, inspeção e perícia em instalações elétricas. Membro do CB-3/ABNT, atuando nas revisões da NBR 5410 desde 1982. Conselheiro do CREA-SP. Conselheiro da ABEE-SP. Vice-Presidente da ABRASIP. Coordenador da Divisão de Instalações Elétricas do Instituto de Engenharia. Professor de Pós-graduação. Diretor da Barreto Engenharia. Articulista de diversas revistas técnicas. Instrutor dos Cursos de “Projeto de Instalações Elétricas de Baixa Tensão” e “Conformidade das Instalações Elétricas de Baixa Tensão”. Atua como professor, consultor, perito e inspetor de instalações elétricas. Detém a autoria da 1ª certificação de conformidade de uma instalação elétrica no Brasil, no âmbito do INMETRO (2001).

Jobson Modena

Engenheiro Eletricista

Engenheiro Eletricista, Diretor da GUISMO Engenharia;
Membro do Comitê Brasileiro de Eletricidade da ABNT;
Coordenador da CE que revisou o texto para a criação da ABNT NBR 5419:2015;
Representante brasileiro no TC-81 (Lightning Protection) da IEC;
Instrutor do curso de proteção contra descargas atmosféricas da ABNT;
Professor do curso de Pós Graduação na FACENS, Sorocaba – SP;
Coordenador técnico do CINASE – Circuito Nacional de Instalações Eletricas;
Palestrante no ICLP, SIPDA, GROUND e ILPS;
Autor do livro Manual para utilização de DPS;
Coautor do Guia Setor Elétrico de Normas;
Coautor do livro: Instalações Elétricas (5ª edição revisada, autor Ademaro Cotrim);
Articulista da revista O Setor Elétrico;
Consultor de empresas para normalização de processos e procedimentos

José Starosta

Engenheiro Eletricista

Engenheiro Eletricista - Escola de Engenharia Mauá – 1982; Mestre em Engenharia Elétrica;
Escola Politécnica/Universidade de São Paulo – 1998;
Sócio - Diretor da “Ação Engenharia e Instalações” com experiência acumulada nas áreas de projeto, instalação e manutenção de instalações elétricas comerciais, industriais, prediais e Data Centers. Especialista na área de eficiência energética, qualidade de energia e compensação reativa. Autor de diversos trabalhos publicados, participação na organização de congressos e instrutor de cursos relacionados a qualidade e uso racional de energia desde 1993. Membro do IEEE;
Membro do ABNT/CB3- na comissão de revisão da norma ABNT NBR 5410;
Participação na implantação pioneira no Brasil desde 2000 de sistemas de compensação reativa em tempo real, livre de transientes e de sistemas de monitoração de qualidade de energia com a representação da companhia israelense ELSPEC, onde é treinado periodicamente.

Carlos Eduardo Boechat

Engenheiro Eletricista

Desde 2019 estou na Accenture tendo a oportunidade de mais uma vez me reinventar e intraempreender. Lidero o portfolio de Industry X Latam para 10 segmentos com projetos transformacionais nas indústrias e forte atuação junto ao C-Level tanto no âmbito de estratégia e consultoria, quanto de implementação e tecnologia.

Nunziante Graziano

Engenheiro

Nunziante Graziano, engenheiro eletricista habilitação eletrotécnica pela Escola de Engenharia Mauá, CREA-SP 5.061.169.371/D, Casado e pai de três filhos, é especialista em política e estratégia pela ADESG-SP (Associação dos Diplomados da Escola superior de Guerra do Ministério da Defesa), Mestre em Energia de redes e equipamentos pelo Instituto de eletrotécnica e energia IEE-USP (Universidade de são Paulo) e Doutor em Business Administration pela Florida Christian University. Como engenheiro, desde 2000 exerceu vários cargos na cadeia de engenharia até assumir a direção do departamento em 2007, da Indústria, Montagem e Instalações Gimi, empresa do ramo eletroeletrônico especializada em quadros elétricos de baixa e média tensão. Desde 2003, milita em comitês técnicos do COBEI (Comitê Brasileiro de Eletricidade), notadamente os comitês CE17-01 (Dispositivos de manobra e controle de alta tensão), CE 03:017.02 – (Conjuntos de manobra e controle de baixa tensão) e do CE-03:017.05 (Dispositivos de Manobra e Controle de BT). Atualmente é diretor da multinacional Ítalo-Brasileira Gimi Pogliano Blindosbarra Industria e Comércio de Condutores elétricos, fabricante de barramentos blindados de baixa tensão.

Danilo Ferreira de Souza

Engenheiro Eletricista

Danilo Ferreira de Souza possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011). É especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (2014). É especialista em Energia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). É mestre e doutorando em Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente/IEE da Universidade de São Paulo/USP. É professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso. Foi Coordenador de Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da UFMT no Biênio 2018-2020 e é membro dos Comitês Técnicos - ABNT/CB-003/CE.003.064.001 - Instalações Elétricas de Baixa tensão e ABNT/CB-003/CE.003.064.010 - Proteção contra descargas atmosféricas. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, atuando em projetos de instalações elétricas, proteção contra descargas atmosféricas, máquinas elétricas e eficiência energética. Desenvolve pesquisas em usos finais de energia e é membro do Grupo de Pesquisa em Desempenho e Segurança de Equipamentos e Materiais Elétricos da USP.

PRÓXIMOS EVENTOS

Sem eventos

CONTATO

(11) 98433-2788
cinase@cinase.com.br

IMPRESSÃO DE CERTIFICADOS

FALE CONOSCO

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder